O processo de envelhecimento geral da pele começa a afetar a sua aparência e textura por volta dos 25 anos de idade. A partir desse ponto, os sistemas que mantêm a pele em um nível ótimo de saúde começam a desacelerar e as substâncias que dão a ela uma aparência jovem são produzidas em menor grau, gerando sinais visíveis exteriormente. A perda de densidade é um deles, junto com a perda de volume e as rugas. As causas do envelhecimento geral da pele possuem duas vertentes. As causas internas e intrínsecas, que são pré-determinadas por nossa genética e idade cronológica e não podem ser impedidas. No entanto, há também fatores externos, ligados ao estilo de vida, que podem ser influenciados positivamente por meio de uma abordagem abrangente preventiva.
Sinais & Sintomas
O envelhecimento geral da pele ocorre em camadas específicas:
Camadas epidérmicas
- Mudanças: renovação celular mais lenta, produção de lipídios reduzida.
- Sinais externos: Textura mais seca e mais áspera, com linhas finas e rugas. Mais sensível aos raios UV, processo de cura menos eficiente e mais propensa à infecção.
Camadas dérmicas
- Mudanças: redução anual de 1% do colágeno e um declínio nos níveis de elastina. Redução do fluxo sanguíneo.
- Sinais externos: A pele fica menos elástica e tende a se deteriorar mais e a desenvolver rugas. Perda de densidade. Diminuição do brilho rosado associada à pele jovem.
Camadas da hipoderme
- Mudanças: Uma diminuição no tamanho e número de células lipídicas.
- Sinais externos: Perda de volume, rugas mais profundas e bochechas flácidas. Comprometimento do processo cicatrização.
Como identificar a perda de densidade
A perda de densidade tende a afetar principalmente mulheres com e após a menopausa, a pele muda e precisa de mais ajuda durante essa fase da vida. É comum acreditar que ela fica menos resistente, isso geralmente aparece junto com rugas mais profundas e uma redução na luminosidade.
A perda de densidade surge na superfície da pele de três formas principais:
- Pele mais fina. A pele do rosto parece menos elástica e pode começar a ceder.
- Rugas mais profundas. Como a pele perde a capacidade de manter a sua forma, as rugas ficam mais profundas.
- A pele tende a ficar mais pálida e opaca.
Causas & Fatores Desencadeadores
Por que isso acontece com a nossa pele?
A perda de densidade é, até certo ponto, inevitável e faz parte do envelhecimento geral da pele. Esse problema em particular deve-se em parte ao envelhecimento da pele intrínseco e interno, como as alterações hormonais e o seu efeito sobre a estrutura da pele.
A medida que envelhecemos, a junção entre as camadas superior e média da nossa pele (epiderme e derme) muda. Essa junção é composta por papilas. As estruturas que ficam no centro de cada papila fornecem à camada superior da pele os nutrientes, hidratação e oxigênio que ela necessita. Na pele mais jovem, elas são profundas e próximas umas das outras, isso confere à pele jovem a sua espessura e textura suave.
A medida que envelhecemos, as papilas ficam mais rasas e diminuem em quantidade. Isso resulta em uma estrutura de pele menos flexível, menos elástica e com mais rugas.
Com o tempo, a produção de colágeno e elastina também diminuem, provocando uma redução das substâncias que tornam a pele elástica.
Isso faz com que as rugas tornem-se muito mais aparentes. E por último, a entrega eficiente de nutrientes e oxigênio para a camada superior da pele diminui com o avanço da idade. É essa desaceleração que leva a uma pele mais opaca e pálida.
Existem alguns outros fatores, internos e externos, bastante relacionados à perda de densidade e brilho:
Alterações hormonais
Conforme a atividade hormonal diminui, o mesmo acontece com alguns dos processos dentro da pele. A produção de tecido conjuntivo é um deles. Isso significa que, após a menopausa, há menos quantidade de substâncias que conferem à pele jovem a sua estrutura densa e textura suave. Elas incluem o ácido hialurônico, colágeno e elastina. O resultado é uma pele com aparência e textura menos substanciais.
Os efeitos do sol
A principal causa do estresse oxidativo são os efeitos do sol que enfraquecem a estrutura da pele e agravam o problema. Como resultado, a perda de densidade e de brilho ficam mais perceptíveis. Isso pode surgir simultaneamente com o aparecimento de uma pele irregular, manchas de idade e ressecamento da pele. Proteger a pele diariamente dos danos solares causados pela radiação UV com um fotoprotetor, de FPS adequado, irá desacelerar esse processo e também ajudará a prevenir o surgimento de rugas e a perda de volume.
Fumar
Os produtos químicos presentes no cigarro produzem um efeito que degrada o colágeno e a elastina, através do processo de estresse oxidativo. Fumar acelera todos os fatores de envelhecimento da pele, incluindo as rugas e a perda de volume.
Soluções
Como restaurar a densidade e o brilho da pele
A perda de densidade pode ser gerenciada usando unicamente produtos para a pele, ou em conjunto com tratamentos mais invasivos.
Produtos de cuidados da pele, que ajudam a restaurar a densidade e o brilho, podem conter os seguintes ingredientes ativos.
Ingredientes ativos
- Antioxidantes
Como o envelhecimento geral da pele é parcialmente causado pelo estresse oxidativo, a aplicação tópica de antioxidantes ajuda a pele a se proteger. Isso pode desacelerar os processos que levam à perda da densidade e brilho, além de outros sinais de envelhecimento, como a perda de volume e as rugas.
- Arctiin
É um extrato vegetal do fruto da bardana que estimula a reparação das células da pele, ajudando uma pele madura, que tenha sido afinada pelo envelhecimento e alterações hormonais, a se tornar mais forte. O arctiin é um ingrediente chave da linha Eucerin DermoDENSIFYER.
- Peptídeos-Apiaceae
Ajudam a pele madura a se regenerar, acelerando os processos que fortalecem a estrutura para gerar uma capacidade maior de resistência e leveza. Os peptídeos-apiaceae fazem parte da fórmula da linha Eucerin DermoDENSIFYER.
Tratamentos invasivos
Esses tratamentos devem ser realizados apenas por um profissional qualificado em um ambiente clínico.
Peelings químicos
Os peelings de ácido glicólico ou láctico visam melhorar e suavizar a textura da pele, removendo as camadas externas danificadas. Um peeling também pode ajudar a aumentar a densidade e a espessura da pele, estimulando a síntese de colágeno. Como os peelings dermatológicos deixam a pele vulnerável a danos, recomenda-se fortemente a utilização de um fotoprotetor com FPS adequado, como o Eucerin Sun Fluido 60.
Restauração a laser
Um laser é usado para remover as camadas exteriores da pele sobre a face, estimulando o crescimento de novas fibras de colágeno. A medida que a área cura, a pele fica mais espessa, melhorando portanto sua densidade No entanto, a pele é deixada exposta ao ambiente e é essencial utilizar um produto com FPS adequado, como o Eucerin Sun Fluido 60.
Além disso, a perda de densidade e de brilho podem ser retardadas com uma abordagem holística de prevenção.
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.