A nossa pele começa a envelhecer por volta dos 25 anos de idade. As razões que levam ao envelhecimento geral da pele podem ser divididas em dois grupos gerais: Internas e Externas. Os fatores internos são intrínsecos, já que o envelhecimento cronológico e genético não pode ser evitado. No entanto, os fatores externos podem ser controlados usando-se uma abordagem abrangente de prevenção.
Estrutura da pele envelhecendo
Como a estrutura da pele envelhece
Isso acontece devido a uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos e ligados ao estilo de vida. O envelhecimento geral da pele acontece em cada uma das partes da estrutura da pele.
A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. O envelhecimento pode ocorrer em cada uma das camadas, sendo que cada uma delas apresenta sinais visíveis de envelhecimento diferentes.
Camadas epidérmicas
- Mudanças: Renovação celular mais lenta, produção de lipídios reduzida.
- Sinais externos: Textura mais seca e mais áspera, com linhas finas e rugas. Mais sensível aos raios UV, processo de cura menos eficiente e mais propensa a infecção.
Camadas dérmicas
- Mudanças: Redução anual de 1% do colágeno e um declínio nos níveis de elastina. Redução do fluxo sanguíneo.
- Sinais externos: A pele fica menos elástica e tende mais a se deteriorar e a desenvolver rugas. Perda de densidade e de brilho. Diminuição do brilho rosado associada a pele jovem.
Camadas hipodérmicas
- Mudanças: Uma diminuição tanto no tamanho como no número de células de gordura. Capacidade de diferenciação reduzida.
- Sinais externos: Perda de volume, rugas mais profundas e bochechas flácidas. Comprometimento do processo de cicatrização.
Soluções
Como evitar o envelhecimento precoce da pele?
O envelhecimento é um processo natural que não pode ser evitado. Mas os sinais visíveis do envelhecimento geral da pele podem ser reduzidos. Pode ser vantojoso rever os hábitos do seu estilo de vida que afetam a sua pele. Todos esses fatores causados por razões externas desencadeiam a liberação de radicais livres no corpo, um processo conhecido como estresse oxidativo. Os radicais livres danificam todas as partes das células da pele e aceleram os sinais visíveis do envelhecimento: rugas, perda de densidade e de brilho e perda de volume.
Evitando exposição excessiva ao sol
Tanto a exposição prolongada quanto a exposição diária ao sol desencadeiam um processo chamado de fotoenvelhecimento, causado pelo estresse oxidativo. Os efeitos do sol sobre o envelhecimento geral da pele não devem ser subestimados.
"80% do envelhecimento precoce da pele é consequência dos efeitos nocivos do raios UV."
Embora a pele tenha a capacidade de proteger-se do sol, através do bronzeamento e espessamento da epiderme, existe um limite. Esse limite varia de pessoa para pessoa e, uma vez ultrapassado, provoca danos permanentes na pele e acelera os sinais de envelhecimento.
Estamos expostos ao sol em todos os momentos, mesmo no inverno a pele é exposta à radiação UV nociva. Leia mais sobre os efeitos dos raios UVA e UVB na pele aqui. Isso pode provocar bronzeamento, queimaduras, pigmentação irregular, envelhecimento da pele e, no pior dos casos, até mesmo câncer de pele. É necessário adotar uma postura comprometida com relação à proteção solar para reduzir os efeitos nocivos do sol. Integrar os produtos FPS adequados à rotina diária de cuidados da pele ajudará. Um protetor solar adequado deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele, tipo de pigmentação e a intensidade solar no local. Leia mais sobre proteção solar facial.
Parar de fumar
Os produtos químicos e a nicotina dos cigarros geram estresse oxidativo de forma semelhante como ocorre com a poluição. Parar de fumar é parte fundamental para poder retardar o envelhecimento geral da pele.
Rotina adequada de cuidados com pele
Como o envelhecimento geral da pele começa a partir dos 25 anos, devem-se tomar medidas preventivas o mais cedo possível para retardar o processo e evitar danos no futuro. Cuidar da pele com uma boa rotina de cuidados com a pele ajudará a retardar os sinais do envelhecimento geral da pele. Os produtos que serão utilizados devem ser escolhidos considerando o principal problema ligado ao envelhecimento, que podem ser: rugas, perda de volume, perda de densidade e brilho.
- Limpar com um produto que remova a maquiagem e as impurezas, sem causar estresse à pele, é o primeiro passo. Ele deve ser leve e não desidratar a pele.
- Cuidar da pele dá a ela a hidratação e os nutrientes de que precisa. Isso também ajudará a combater os efeitos do envelhecimento, que inclui o ressecamento.
- Se houver exposição ao sol durante todo o dia, uma proteção solar facial eficaz deve ser aplicada antes do produto de cuidados para pele, independentemente do problema de envelhecimento que está sendo tratado.
Comida saudável
A pele saudável também precisa de uma hidratação que venha de dentro.
"Beber água ajuda na hidratação da pele."
Assim como o estresse oxidativo possui um efeito nocivo sobre a pele, comer os alimentos certos pode ajudar a conter esse processo. Uma dieta abundante em frutas e legumes frescos é rica em antioxidantes e micronutrientes. Antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres. Mudar a dieta para incluir mais alimentos chave como esses pode ajudar a retardar, não só o envelhecimento causado pelo estresse oxidativo externo, mas também as causas intrínsecas, internas do envelhecimento geral da pele.
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.