Sinais de envelhecimento – Rugas

6 minutos de leitura
Mostrar mais

Mais ou menos a partir dos 25 anos de idade, os sinais do envelhecimento geral da pele começam a ficar visíveis na superfície. À medida que ela envelhece, os processos na pele desaceleram e a estrutura se enfraquece.  As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a diminuir.  Isso deve-se à combinação dos efeitos dos processos de envelhecimento internos do corpo, junto com os fatores externos.

Um dos primeiros sinais mais evidentes do envelhecimento são as rugas, que ficam mais profundas com o passar do tempo.  Existem diversas maneiras de tratá-las, tanto não invasivas, como invasivas.

Sinais & Sintomas E Causas & Fatores Desencadeadores

Onde as rugas aparecem e por quê?

Tanto a estrutura da pele, como as substâncias dentro dela, sofrem alterações com o passar do tempo. Essas mudanças podem aparecer na superfície na forma de linhas finas e rugas.
As primeiras linhas finas e rugas visíveis aparecem ao redor dos olhos.

À medida que envelhecemos, as substâncias que mantêm a nossa pele suave diminuem. Entre elas está o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Na pele jovem, um arranjo regular do tecido dérmico e a oferta abundante de colágeno e elastina, fazem com que ela tenha um aspecto uniforme e uma sensação firme. Com o passar do tempo, o processo de envelhecimento interno predeterminado pelos nossos genes, juntamente com o estresse oxidativo causado por fatores externos, por exemplo como pela exposição à luz solar, começam a afetar a aparência da pele. "Um declínio anual de 1% nos níveis de colágeno e o arranjo do tecido dérmico, que fica cada vez mais desorganizado, fazem com que a pele perca sua força e que surjam as rugas. "

Outro fator fundamental na formação das rugas é uma produção em declínio do ácido hialurônico.  Essa é a substância conjuntiva que rodeia as células, dando à pele uma aparência jovem e lisa. A redução dela, da própria substância da pele, faz com que a estrutura cutânea perca o seu aspecto encorpado e firme, tornando-se mais suscetível ao enrugamento.

Esses processos do envelhecimento geral também contribuem com uma perda de densidade e perda de volume.

Aparecem linhas na testa, sulcos entre as sobrancelhas e marcas de sorriso. A medida que envelhecemos, elas evoluem gradualmente tornando-se rugas mais acentuadas.
As linhas finas ao redor da boca e do nariz podem ficar profundas e visíveis -- os chamados sulcos nasolabiais aparecem.

Ao contrário da perda de volume ou da perda de densidade, as rugas são fáceis de identificar, pois surgem como linhas distintas ou vincos no rosto. No começo, elas tendem a ficar mais visíveis em determinadas áreas:

Na testa você pode perceber linhas horizontais e sulcos entre as sobrancelhas.  Elas começam como rugas de expressão e são em parte causadas pelas próprias expressões faciais.  Elas se aprofundam com o passar do tempo.

Nos cantos externos dos olhos aparecem linhas finas, que ficam cada vez mais evidentes conforme o tempo passa.  São conhecidas como "pés de galinha" ou "marcas de sorriso".  Essas rugas geralmente são as primeiras a serem notadas.  Isso acontece porque a pele mais fina dessa região é mais propensa a vincar do que em outros lugares do rosto.

Do nariz até a boca aparecem rugas mais profundas conectando as duas áreas.  Elas são conhecidas como sulcos nasolabiais.  O aparecimento dessas rugas pode estar ligado à perda de volume, pois são também um sinal de flacidez da pele.

Sobre todo o rosto aparecem linhas finas com o passar do tempo.  Elas não são afetadas pela expressão facial e estão sempre visíveis.  Aparecem pela primeira vez na forma de uma textura ondulada da pele e gradualmente se transformam em rugas mais acentuadas à medida que envelhecemos.  Uma redução na elasticidade e densidade contribuem para a sua formação. Elas podem aparecer em qualquer parte do rosto, mas são mais visíveis ao redor e logo abaixo da região dos olhos.

Fatores Contribuintes

Quais outros fatores fazem a diferença com relação às rugas?

As rugas são uma parte inevitável do processo de envelhecimento, mas existem fatores internos e externos que podem acelerar o seu desenvolvimento.

A exposição ao sol acelera o envelhecimento da pele mais do que qualquer outro fator externo.

Exposição ao sol
Se a pele está desprotegida do sol, os raios UV podem incentivar a formação de rugas. A exposição prolongada e repetida causa danos ao colágeno, levando a uma estrutura de pele menos elástica e enfraquecida e que enruga com mais facilidade.  Leia mais sobre envelhecimento precoce causado pelo sol e outros fatores.

Fumar
O estresse oxidativo é desencadeado pelo hábito de fumar, permitindo que os radicais livres danifiquem a estrutura da pele, contribuindo para o aparecimento de sinais gerais de envelhecimento, incluindo as rugas. Além disso, a nicotina e produtos químicos nos cigarros danificam o colágeno e a elastina da pele.  Isso afeta a resistência e elasticidade e pode gerar rugas.

Ressecamento causado pelo envelhecimento
Um sinal comum do envelhecimento é o ressecamento causado pelo próprio envelhecimento. Como consequência a pele fica mais áspera. Isso ocorre, entre outros fatores, devido a uma diminuição na quantidade de ácido hialurônico sendo produzido na pele.  Logo, a pele fica mais propensa a desenvolver rugas.

Soluções

Melhorando a aparência da sua pele

Apesar de que toda a pele saudável um dia envelhecerá, há coisas que podem ser feitas para atenuar o aparecimento de rugas e dar brilho à sua pele.

Ingredientes ativos

Esses ingredientes de cuidados com a pele são encontrados em produtos anti-idade.  Todos eles possuem uma função diferente na pele e podem ajudar -- junto com os outros ingredientes presentes nos produtos cosméticos -- a reduzir de formas diferentes o aparecimento das rugas.

Uso de produtos anti-idade pode ajudar a reduzir o aparecimento das rugas.
Substâncias como os AHAs, Ácido Hialurônico, Saponina e Oligopeptídeos são ingredientes ativos em fórmulas de produtos anti-idade.

  • Alfa-Hidroxiácidos (AHAs):

Agem como esfoliantes.  Quebram as ligações que mantêm as células secas e danificadas conectadas, para estimular a nova pele a sair completamente.

Uma substância que existe naturalmente na nossa pele e possui a capacidade de ligar até 1000 vezes o seu peso molecular à água.  Como ativo de cuidados com a pele, ele possui uma potente ação preenchedora que pode ser efetivamente direcionada para reduzir as rugas.  Ele é o ativo principal do Eucerin Hyaluron-Filler.

  • Saponina

A glico-saponina, um bioativo derivado da soja, é comprovadamente uma das substâncias mais eficazes para estimular a produção natural de ácido hialurônico na pele. Ela penetra nas camadas mais profundas da epiderme, onde se formam as rugas, aumentando a síntese do novo Ácido Hialurônico que dará volume a pele. Esse ativo é um ingrediente chave do Eucerin Hyaluron-Filler

Estimula e apoia a rede de colágeno para deixar a estrutura da pele mais firme. O fortalecimento da estrutura da pele ajuda a reduzir o aparecimento de rugas. Os oligopeptídeos também possuem um efeito estimulante na atividade metabólica da pele, reativando as interações das células da pele para restaurar a perda de brilho. Também é usado para tratar a perda de densidade e perda de volume.

Invasivo

Os preenchimentos dérmicos são geralmente usados para tratar os sulcos nasolabiais profundos entre o nariz e a boca, também conhecidos como marcas de sorriso.
São aplicados com uma agulha fina. Isso é feito em um ambiente clínico por um dermatologista.

Injeções de preenchimento dérmico: São projetadas para preencher rugas, dar volume a pele, geralmente com o uso de ácido hialurônico.

Uma pesquisa médica mostrou que o uso de alguns produtos para a pele contendo ácido hialurônico podem melhorar significativamente os efeitos dos preenchimentos que utilizam essa mesma substância, se forem usados produtos de cuidados com a pele regularmente após a injeção, durante um tempo prolongado: especialmente ao redor dos olhos. O ácido hialurônico é o principal ativo do Eucerin Hyaluron-Filler e também foi testado em testes clínico como fator tópico para cuidados com a pele, especialmente na área dos olhos, apresentando resultados mensuráveis. Leia mais sobre a pesquisa aqui.

Injeções de toxina botulínica: Elas funcionam restringindo o movimento muscular facial temporariamente.  São usadas com mais frequência na testa e ao redor dos olhos. Isso reduz as rugas causadas pelas expressões faciais. Os efeitos se desgastam após vários meses e o procedimento deve ser repetido para manutenção dos resultados.

Esses procedimentos devem ser sempre realizados por dermatologistas em um ambiente clínico ou por outros profissionais formados em um espaço clínico.

Nossos Valores

Pioneiros em Skincare

Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.

Recomendado por Dermatologistas

Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.

Constante Inovação

Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.

Complete a rotina